sábado, 18 de maio de 2013

QUE TIPO DE TERRENO É O SEU CORAÇÃO?

O coração - ou alma - do homem é o centro dos pensamentos, desejos, emoções e decisões, pelo que ele é de facto a "essência" real do ser humano.
Enquanto muitos gastam autênticas fortunas para manter os seus corpos "em forma", poucos se preocupam com aquilo que é o mais importante: a verdadeira essência, o coração, a alma.
O Mestre dos mestres, Jesus, o Filho de Deus, definiu o coração do homem como o lugar que deve acolher a "boa semente", que é a Palavra de Deus.
E, como sempre fazia, para ensinar uma grande verdade espiritual, Ele contava uma história, ou uma parábola, para que todos pudessem compreender melhor os grandes princípios espirituais que devem reger o ser humano. 
Falando sobre o tipo de coração que recebe a Palavra de Deus, Ele dividiu o tipo de pessoas em 4 espécies diferentes, assemelhando-as a 4 tipos de terrenos:
"Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; e outra parte, caiu em pedregais, onde não havia terra bastante , e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. 
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." - Evangelho segundo Mateus 13:3-8; 19-23.

Como lemos nesta parábola, não basta ouvir a Palavra de Deus. É necessário entendê-la, aprofundá-la e deixar que ela ganhe raízes na nossa vida. É importante que ela seja acolhida e compreendida no coração. A Palavra de Deus recebida, compreendida e aprofundada no coração gera vida, gera fruto e gera fertilidade espiritual. 
Que tipo de terreno é o seu coração? 




VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 


Sem comentários:

Enviar um comentário