domingo, 2 de março de 2014

SALVO NO MOSTEIRO!

Há mais de duzentos anos, numa cidade da Europa, um jovem explicou o Evangelho de Cristo de uma forma tão clara dentro de uma loja, que o dono, muito interessado naquilo que tinha acabado de ouvir, veio até à rua no encalço daquele jovem para lhe perguntar como e quando é que ele tinha sido tão bem esclarecido quanto àquelas grandes e maravilhosas verdades. 
O jovem respondeu-lhe então: "Aprendi-as no lugar onde menos se esperava que tal pudesse acontecer."
E aí começou a contar a sua história...

Quando lhe perguntavam qual a sua religião, logo afirmava ser católico. 
Mas a sua vida era de completa dissolução. Fazia tudo quanto queria e nem os seus companheiros conseguiam acompanhá-lo em tantos pecados que ele cometia na sua vida.
Mas um dia veio à sua mente que certamente deveria haver um lugar para o castigo eterno dos pecadores. Já antes tinha ouvido falar do Juízo Final e do Lago de Fogo, e isso inquietou-o tanto, que pensou: "Se existe alguém neste mundo que merece ir para lá sou eu, pois não conheço ninguém que peque tanto como eu." 
Nessa altura o jovem entrou em grande desespero e abandonou os seus companheiros. Alguém lhe tinha dito que se ele entrasse num mosteiro e praticasse penitência poderia ser salvo, por isso pensou fazer exactamente isso, na esperança de dessa forma poder escapar à condenação eterna.

SALVAÇÃO NO MOSTEIRO
Alguém lhe tinha falado do mosteiro La Trappe, na Sicília, por ter as regras mais duras de qualquer mosteiro do mundo. Os monges levantavam-se às duas da manhã, para depois de uma pequeno almoço frugal saírem para o campo para uma longa jornada de trabalho duro.
Os monges dormiam em camas precárias e duras. Ao informar-se acerca da dureza das condições de vida nesse mosteiro, o jovem alegrou-se diante da possibilidade de ir para lá e assim conseguir algum alívio para a culpa e consequente castigo para os seus muitos pecados. 
A viagem até lá significa centenas de quilómetros a pé, mas resolutamente o jovem pôs os pés a caminho, tendo dias depois chegado completamente exausto e faminto.
Quando chegou, ainda que esgotado, conseguiu reunir forças para bater à porta do convento. Passados poucos minutos, surgiu à porta um velho monge que lhe perguntou ao que ele vinha. 


"QUERO SER SALVO!"
"Quero ser salvo" - foi a resposta do rapaz. O monge conduziu-o então a uma pequena sala e perguntou-lhe: "O que é que queres dizer? Conta-me a tua história."
O jovem contou-lhe então a sua triste história, acrescentando no final: "Tenho sido um pecador pior do que qualquer outro. Duvido que possa ser perdoado. Mas estou disposto a sofrer qualquer coisa por todo o resto da minha vida, mesmo que só possa ter uma pequena esperança de escapar ao tormento eterno."
Foi então que o velho monge lhe respondeu: "Já esteve aqui neste mundo uma Pessoa que pagou tudo por ti, e terminou a Sua perfeita obra. Tudo Ele fez por amor a ti e assim NÃO SOBROU NADA PARA TU FAZERES. TUDO JÁ FOI FEITO!"
O jovem não entendeu e perguntou: "Quem é que fez tudo?", ao que o monge respondeu: "Nunca ouviste falar do Senhor Jesus Cristo?"
"Sim, já!" - respondeu o rapaz.
"Sabes onde Ele está?" - continuou o monge.
"Sei, está no céu."
"Mas, diz-me, porque é que Ele está no céu?" - insistiu o velho.
"Para mim, Ele sempre esteve lá" - respondeu o jovem atribulado.
Foi então que o velho monge lhe começou a explicar as boas novas: "Ele nem sempre esteve no céu. Ele veio a este mundo para fazer a Obra que tu queres fazer aqui neste mosteiro.
Ele veio suportar o castigo merecido pelo teu pecado. Ele agora está no céu porque a Obra já foi feita e completa. Se assim não fosse, Ele ainda estaria aqui. Ele veio aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo e se alguma coisa tivesse faltado Ele ainda aqui estaria. Ele assumiu tudo sozinho e regressou ao céu porque completou a Obra. Sabes por que é que Ele disse na cruz: 'Está consumado?'"
O jovem perguntou então: "O que é que foi consumado?"
E a resposta veio prontamente: "É a obra que tu queres começar a fazer, e agora, se quiseres acrescentar um pecado maior àqueles que já cometeste, podes ficar aqui e dessa forma fazer pouco caso da perfeita Obra do Filho de Deus. Só que dessa forma estarás assumindo à tua custa aquilo que só Jesus podia fazer, e fez. É como dizer que aquilo que Cristo fez não foi suficiente e eu tenho de acrescentar algo àquilo que Ele já declarou estar consumado. Pode parecer-te estranho que eu fique aqui onde Cristo é desonrado, mas eu estou muito velho e só consigo caminhar até ao portão. Não posso ir embora. Sou obrigado a estar aqui até que o Senhor me chame. Mas tu podes ir embora, e eu peço que vás mesmo e digas aos teus amigos tudo o que aprendeste comigo."

"Fiquei três dias com aquele monge" - contou o jovem, acrescentando: "Ele explicou-me ainda muito mais acerca da Obra do Senhor Jesus Cristo. Falou-me não só do valor da Sua morte, mas também de como ressuscitou para me poder garantir vida eterna, e como conquistou para mim um lugar muito acima dos anjos do céu, onde me espera juntamente com todos os que n'Ele crêem."

Foi assim que este jovem perdido e atribulado aprendeu a verdade do Evangelho e não somente a aprendeu, como soube confiar totalmente n'Aquele que a favor dele e de todos nós consumou a perfeita Obra da salvação.

E Você?      


         VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 


Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 

Sem comentários:

Enviar um comentário