sábado, 7 de dezembro de 2013

DÍVIDA TOTALMENTE PAGA!

Conta-se que o czar Nicolau da Rússia costumava de vez em quando vaguear pelos seus campos e quartéis militares, trajado como um simples oficial, para que pudesse sem ser reconhecido estar ao corrente do que ia acontecendo com o seu poderoso exército. 
Certa noite, já bastante tarde, e quando todas as luzes já deveriam estar apagadas, o czar andava a fazer uma das suas habituais inspecções, quando notou o brilho de uma luz por debaixo da porta do tesoureiro e, vagarosamente, abrindo a porta, entrou, decidido a punir o infractor. Um jovem oficial, filho de um velho amigo do czar estava sentado à mesa, com a cabeça pousada entre os braços e dormindo profundamente. 
Avançando para o acordar, o czar viu entretanto um revólver carregado, uma pequena pilha de dinheiro e uma folha de papel sobre a qual estava pousada uma caneta que havia caído da mão do homem que agora dormia.
A luz da pequena candeia permitiu que o czar lesse aquilo que acabava de ser escrito, e em breves momentos compreendeu o que estava acontecendo.
Naquela folha de papel estava registada uma extensa lista de dívidas, umas causadas pelo jogo e outras por outros vícios. O total somava muitos milhares de rublos. O oficial tinha usado os fundos do exército para pagar essas dívidas da desgraça, e agora, tendo trabalhado noite afora para tentar acertar as contas, tinha pela primeira vez descoberto o total da sua dívida. Estava desesperado!

"QUEM PODERÁ PAGAR TÃO GRANDE DÍVIDA?"
Quão monstruosa era aquela dívida, e quão pouco com que a pagar! 
Por baixo do total da terrível dívida, o homem tinha escrito esta questão: "Quem poderá pagar tão grande dívida?"
Incapaz de fazer face à sua própria desgraça, o oficial tinha planeado acabar com a sua própria vida, mas completamente esgotado pela tristeza e pelo remorso, acabara por adormecer.
Quando o czar percebeu o que tinha acontecido, o seu primeiro pensamento foi de mandar imediatamente prender o homem para ser levado no tempo devido perante um tribunal marcial. Tinha que ser feita justiça no exército, e um crime destes não poderia passar em branco. Contudo, ao lembrar a velha amizade que tinha com o pai deste homem, o amor sobrepujou o juízo, e em breves momentos delineou um plano através do qual conseguiria ser justo para com o exército mas ao mesmo tempo poderia justificar o culpado. 
O czar pegou então na caneta que havia caído da mão do desfalecido e desesperado transgressor, e com o seu próprio punho escreveu a resposta à pergunta daquele infeliz com uma só palavra: "Nicolau".
Sim, o próprio czar Nicolau podia pagar aquela dívida e ofereceu-se voluntariamente para o fazer! 
Pouco depois de o czar sair, o desgraçado oficial despertou e logo pegou no revólver para estourar os miolos, mas, ao fazê-lo, os seus olhos vislumbraram a resposta à sua pergunta. Num desconcertado espanto, ele fixou com os seus olhos incrédulos aquela única palavra: "Nicolau". Certamente que aquela resposta era impossível! Como tinha vários documentos em sua posse que continham a assinatura genuína do czar, tratou  mediatamente de comparar as assinaturas, pois parecia-lhe ser demasiado bom para ser verdade. 
Para sua incontrolável alegria, mas uma contudo amarga humilhação, ele reconheceu que o czar conhecia todos os seus pecados, tinha conhecimento do total da sua enorme dívida, e, contudo, em vez de aplicar-lhe o merecido castigo, tinha ele mesmo assumido a dívida e justificado o devedor!
Alegre e sossegado, o homem deitou-se para descansar. Cedo, na manhã seguinte, sacos de dinheiro começaram a chegar vindos do próprio czar suficientes para pagar "tão grande dívida" até ao último cêntimo.


A NOSSA DÍVIDA FOI PAGA!
Você e eu temos uma grande dívida espiritual a pagar. Podemos justamente perguntar: "Quem a poderá pagar?"
Graças a Deus, o amor providenciou uma resposta, e tal como aquela que foi dada pelo czar ela tem uma simples palavra: "Jesus"!
Sim, é verdade: Jesus conhece toda a sua dívida espiritual. Ele sabe qual é o tamanho dela. Ele sabe como é que você chegou a essa situação. Ele conhece toda a vergonha que ela representa. Ele sabe qual é o custo para a pagar e apesar de tão grande conhecimento íntimo tanto de si como da dívida, Ele assumiu a responsabilidade plena sobre Si mesmo. 
Uma só palavra "Nicolau" deixou o coração daquele homem em paz - enchendo-o até de intensa alegria. Uma só palavra "Jesus" deixou o meu coração descansado e repleto de alegria.
Será que essa "única palavra" - esse nome bendito - já encheu o seu coração de descanso, paz e alegria? Ela pode!

"Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este Nome (Jesus) se vos anuncia o perdão dos pecados; e por Ele é justificado todo aquele que crê." (Actos dos Apóstolos 13:38 e 39).

                   VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 


OFERTA ESPECIAL!
Temos uma oferta especial para si que nos está lendo!
UM CALENDÁRIO PARA 2014
com belas fotos e textos bíblicos!
Basta que nos mande um comentário a este blog, mencionando o seu nome e endereço, e prontamente lhe enviaremos este calendário completamente grátis!
NOTA: Oferta válida apenas para Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário