sábado, 14 de dezembro de 2013

SORRINDO POR FORA...MAS DESESPERADA POR DENTRO

Aquele era um dia stressante... as ruas daquela cidade nunca tinham presenciado uma coisa assim: gente vinda não se sabe de onde enchia por completo cada metro quadrado das ruas e das calçadas! 
A curiosidade levou Jacob a procurar a razão deste tão grande e compacto ajuntamento de pessoas. Ele simplesmente nunca tinha visto uma coisa assim...
Gente por todo o lado, como que saltando uns em cima dos outros, ombros batendo em ombros, corpos que se empurravam...mas todos tentando chegar ao mesmo lugar. 
Lutando com todas as forças, Jacob lá conseguiu descortinar - ainda que ao longe - a razão de toda esta agitação nunca vista na sua cidade cidade: o Messias, o fazedor de milagres, o carismático pregador vindo da Galiléia estava passando por ali!

Jacob não perdeu tempo: de compleição forte, lá foi conseguindo empurrar uns e outros até chegar a uma posição de onde poderia finalmente ver quem era Aquele de que tanto se falava e que se dizia viria restaurar o Reino de David...
Aquilo que no entanto presenciou acabou por mudar para sempre a sua vida. Não foi tanto a figura do Messias que o impressionou, mas antes a atitude que Ele teve para com uma pobre mulher no momento exacto em que Jacob conseguiu vê-l'O com os seus próprios olhos.

UMA HISTÓRIA DE SOFRIMENTO E DESESPERO...
Mais tarde, ele soube da história toda: uma mulher já de meia idade sofria de fluxos contínuos de sangue. E esse sofrimento já durava há doze anos! Soube-se que essa mulher não só sofria muito com essa doença, mas já tinha passado por todos os médicos conhecidos, gasto o que tinha e o que não tinha, e a situação ia de mal a pior!

Jacob apercebeu-se no entanto que ela era uma mulher respeitável. Nunca imaginaria que ela estivesse passando por tão grande problema...Pensou para si mesmo como é que se sentiria numa situação dessas: vergonha, solidão, desespero, por quê eu? Haveria alguma esperança?

TODOS COM UMA NECESSIDADE
É evidente que todos quantos rodeavam Jesus naquela hora tinham as suas próprias necessidades. Para alguns, seria um dilema familiar, um conflito que mais parecia ser um "fluxo imparável"...
Para outros, uma dívida insuportável e que roubava noites de sono, para outros, uma doença que os afligia...A verdade é que por fora todos pareciam ser pessoas normais, mas por dentro - quando se tornavam "reais" - era só sofrimento, lutas, desorientação. Jesus apelidou essas pessoas de "ovelhas sem pastor."

A FÉ VENCE TODAS AS BARREIRAS
Transpor aquela multidão para chegar até ao Messias Jesus era tarefa quase impossível. Ainda mais naquele estado de fraqueza física. Mas aquela mulher acreditava que só Jesus poderia resolver de vez o seu problema. Reunindo todas as suas forças, conseguiu arrastar-se até ao local onde Jesus estava apertado por todos os lados e, num esforço sobre-humano, conseguiu tocar na orla da Sua túnica.

CURA INSTANTÂNEA!
Mal conseguia acreditar no que estava a sentir! A hemorragia tinha estancado! Pelo seu corpo sentiu um calor diferente, algo que não sabia compreender, mas que a fazia sentir-se como nunca antes tinha acontecido!
Estava curada! Jesus tinha-a curado e libertado daquele sofrimento!
Jacob assistiu então a algo que nunca pensou ver com os seus próprios olhos: o Messias subitamente parado, fazendo uma pergunta que parecia não ter lógica nenhuma no meio daquela multidão comprimida: "Quem Me tocou? Quem tocou nas Minhas vestes?"
Os seguidores de Jesus pareciam tão perplexos como o próprio Jacob e perguntavam: "Então Tu vês a multidão a apertar-te por todos os lados e perguntas quem me tocou?"

ELA NÃO PODIA OCULTAR-SE
Os olhos de Jesus percorriam toda aquela gente, de um lado para o outro, até que pararam fixos numa mulher que tentava ocultar o seu rosto de todos mas que agora não resistia ao olhar terno e suave daquele homem. Naquela hora, a mulher percebeu que não podia ocultar-se,
Foi então que Jacob não podia acreditar nos seus olhos: aquela mulher "respeitável" aproximou-se, tremendo de tanto medo, e lançou-se aos pés de Jesus! Apesar de toda a emoção que experimentava naquela hora, a mulher ainda conseguiu dizer que tinha sido ela a pessoa que havia tocado na orla da túnica do Mestre. E, mesmo diante de toda aquela gente, a mulher contou-Lhe toda a verdade da sua vida...
Jacob mal conseguia suster a respiração para ouvir o que é que o rabino que se declarava Messias iria agora dizer àquela mulher que se tinha "atrevido" a tocar naquele homem santo...mas não era só Jacob. Naquele momento o silêncio era tal, que até uma palha caindo no chão se conseguiria ouvir...

"VAI EM PAZ, E SÊ CURADA DESTE MAL"
"Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste mal." 
Os olhos daquela mulher transformaram-se num verdadeiro torrencial de lágrimas. Não mais lágrimas de dor, sofrimento e desespero, mas lágrimas de extrema alegria, consolação e alívio! 


Foi então que Jacob percebeu a sua própria emoção. Olhando à volta, descobriu lágrimas em todos os olhos. Aquelas palavras de Jesus também eram para ele: "Vai em paz. A tua fé te salvou..."
Jacob reconhecia agora que afinal Jesus, o galileu, era realmente o Messias, o enviado de Deus. Só Ele poderia ter feito aquilo: perceber que alguém lhe havia tocado no meio daquela confusão, saber quem era essa alma em sofrimento, e oferecer-lhe a cura completa e duradoira para o seu problema. Só Jesus, o Filho de Deus!
Quando voltou no final da tarde para sua casa, Jacob não era mais o mesmo homem. Tinha vivido toda uma vida a ocultar os seus males, fingindo ser feliz quando na verdade era um verdadeiro desgraçado. Sabia-o bem. Mas naquela hora compreendeu que Jesus também o conhecia, por dentro e por fora. No seu coração, naquela hora, fez a primeira oração da sua vida: "Oh Deus, tu me conheces, sabes quem eu sou, não presto para nada, mas finjo ser feliz. Assim como curaste aquela mulher, eu quero acreditar que me podes curar também a mim, agora, pois eu creio em Ti. Perdoa-me por aquilo que tenho feito de errado e cura o meu coração agora mesmo. Eu também tenho fé em Jesus e acredito que Ele é o Filho de Deus que tem poder para curar."
Naquele instante, Jacob sentiu paz, algo que nunca tinha experimentado daquela maneira...

E VOCÊ?
Se a história desta mulher - uma história real extraída das páginas da Bíblia (Marcos 5:25 - 34 e Lucas 8:43 - 48) - tocou no seu coração, se de uma ou de outra forma você se sente identificado/a com o sofrimento dela, porque não agora mesmo voltar o seu coração para Jesus, pela fé, e tal como aquela mulher fez, "conte-lhe toda a verdade", pedindo para que Ele lhe dê a cura espiritual, o perdão dos seus pecados, a solução para os seus problemas, e lhe dê a paz que você tanto necessita na sua vida? Faça-o agora mesmo!
"Vinde a Mim, todos os que andai cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei!" - Jesus, citado em Mateus 11:28.



                VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 





OFERTA ESPECIAL!
Temos uma oferta especial para si que nos está lendo!
UM CALENDÁRIO PARA 2014
com belas fotos e textos bíblicos!
Basta que nos mande um comentário a este blog, mencionando o seu nome e endereço, e prontamente lhe enviaremos este calendário completamente grátis!
NOTA: Oferta válida apenas para Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário