domingo, 26 de janeiro de 2014

O ÚLTIMO HERÓI DO TITANIC

Southampton, Inglaterra, 10 de Abril de 1912. Acompanhado da sua filha Nana, com 6 anos de idade, o jovem viúvo pastor John Harper subiu vagarosamente as escadas que conduziam ao gigante dos mares, o recém construído Titanic.
Olhando ao redor, o jovem pregador suspirou impressionado - como toda a gente, aliás - com a grandeza daquele que era o maior engenho alguma vez produzidos pelos homens.
Ao ingressar despreocupado nesse mundo onde a tecnologia e o requinte se confundiam, Harper nunca imaginava que entrara na sua última viagem neste mundo, e dali para a eternidade.
A bordo navegavam algumas das pessoas mais ricas e influentes do mundo. Enquanto muitos falavam acerca dos seus negócios, projectos e desejos materiais, Harper, zeloso pela missão de falar da salvação em Cristo, dedicou boa parte do tempo da trágica viagem a partilhar esta mensagem de salvação aos passageiros com quem se cruzava, nunca imaginando que esta seria a última oportunidade para a maioria deles.
Ao início da noite do dia 14, John Harper encontrava-se no convés juntamente com sua sobrinha, admirando o magnífico pôr do sol no horizonte. Antes de se retirar para o seu camarote, ainda pronunciou estas palavras: "Será maravilhoso amanhã de manhã."
JOHN HARPER E FILHA "NANA"
Quando às 23H40 do dia 14 de Abril o gigantesco navio colidiu contra um icebergue, poucos se aperceberam que se iniciara um dos maiores desastres navais de toda a História.
As danças continuaram e as cartas continuaram a ser jogadas sobre as mesas de jogo. Indiferentes à tragédia que se avizinhava, muitos continuaram envolvidos na satisfação pessoal e busca de prazer, convencidos que - tal como afiançara o construtor - aquele navio "nem Deus o conseguiria afundar"...
Atento às medidas de segurança, Harper tomou consigo a pequena Nana, enrolou-a num cobertor e com um beijo caloroso entregou-a a um dos tripulantes, certificando-se de que ela embarcaria segura no bote salva-vidas Nº 11, juntamente com a sua sobrinha Miss Leitch. Podendo ele próprio também salvar-se, preferiu no entanto ceder o seu lugar, para, a exemplo do Seu Mestre, dar a sua vida para salvar a de outros.
À medida que o pânico e o caos se iam progressivamente apoderando dos passageiros, Harper, agarrado à grade do deck, gritava - para estupefacção de muitos: "Deixem os botes para as mulheres, para as crianças e para os não salvos!"
Sobreviventes do naufrágio relataram mais tarde que tinham visto Harper ajoelhado no convés superior, rodeado por passageiros aterrorizados, orando pela salvação deles.
Enquanto todos se atropelavam na tentativa de conseguir lugar num dos salva-vidas, John Harper nadava de um lado para o outro dentro dos corredores inundados, abordando todos os que via com a mensagem salvadora do Evangelho. A certa altura, despiu-se do seu colete salva-vidas e deu-o a um aflito. Questionado porque fazia aquilo, o pregador respondeu tranquilamente: "Não se preocupe, em breve eu partirei, não para as profundezas, mas para o alto! Você precisa mais disto do que eu."
Depois de ter explicado o plano de salvação aos muitos homens e mulheres apavorados que se apinhavam na popa do Titanic - já profundamente inclinado enquanto ia submergindo - John Harper atirou-se para as águas gélidas do Atlântico Norte onde centenas já se haviam afogado ou desfaleciam por hipotermia.

A ÚLTIMA MENSAGEM
Mesmo a meio de intenso sofrimento, o intrépido pregador nadava freneticamente de um lado para o outro, proferindo as mesmas palavras a todos quantos conseguia: "Você está salvo?". Já  sem forças, descortinou um náufrago desesperado agarrando-se a um destroço do navio. No meio daquele cada vez mais longínquo murmúrio de vozes que se iam apagando e de gente que aguardava desesperadamente por algum bote que o pudesse recolher, aquele homem escocês viu aproximar-se de si John Harper que, agarrado a um destroço, mas quase congelado e com voz trémula lhe perguntou: "Você é salvo?" Consciente do seu estado, o homem respondeu: "Não, não sou."
"Então creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo" - respondeu Harper, já com muita dificuldade. A agitação das águas afastou-os por um pouco um do outro, mas logo se voltaram a aproximar. Harper balbuciou novamente: "Você é salvo?"
"Não, não posso dizer que sou" - confessou o homem. Num último alento, Harper repetiu-lhe a mesma palavra "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo", desaparecendo logo de seguida nas profundezas do Atlântico.

DUPLAMENTE SALVO
Aquele cidadão escocês fez a sua decisão naquele mesmo momento, daquela forma tão inusitada, e acabou por ser um dos únicos seis passageiros resgatados com vida entre os 1517 náufragos naquela fatídica madrugada.
Anos depois, num encontro realizado em Hamilton, Canadá, pelos sobreviventes do naufrágio, este mesmo homem, duplamente salvo naquele naufrágio, testemunhou com lágrimas de emoção da fidelidade de John Harper:
"Sou um sobrevivente do Titanic. Fui um dos únicos seis entre os 1517 náufragos a ser retirado com vida das águas geladas naquela fatídica noite. Tal como centenas à minha volta, eu lutei desesperadamente no meio das águas frias e escuras do Atlântico Norte. O clamor dos que pereciam soava aos meus ouvidos quando junto a mim se aproximou um homem flutuando e que me perguntava: "A sua alma está salva?" Ouvi-o então a apelar a outros à medida que ele e os outros à minha volta sucumbiam nas águas. Então ali, sozinho na noite, com 3 quilómetros de água debaixo de mim, clamei a Cristo para que me salvasse. Sou o último convertido de John Harper."

VOCÊ TAMBÉM PODE SER SALVO!
"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" - Esta poderosa afirmação bíblica deve chamar a nossa atenção. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores dos seus pecados: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores."
Sendo o Único perfeito, sendo o próprio Deus na Pessoa de Jesus, Ele é o único ser capaz de perdoar pecados. Mas para isso Ele teve de Se sacrificar a Si mesmo, levando sobre Si todos os pecados da humanidade como sacrifício único, total e eterno, tornando dessa forma (única) possível o perdão e a eterna salvação de todos os homens. "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pedro 3:18).
Isto significa que não há nada mais a fazer ou a pagar pelo homem.

O QUE É A SALVAÇÃO?
A salvação é uma dádiva gratuita de Deus, não uma recompensa pelo bom comportamento, prática de boas obras, fidelidade a uma religião, sacrifícios, esmolas, seja o que quer que for.
Basta crer e confiar na oferta de Deus. Basta crer e receber Jesus Cristo como Salvador, tornando-se dessa forma um verdadeiro filho de Deus: "A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome" - João 1:12.



               VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 


Sem comentários:

Enviar um comentário